Artigos

2º ENCONTRO DE PRESIDENTES E VICE-PRESIDENTES

2º ENCONTRO DE PRESIDENTES E VICE-PRESIDENTES DAS CASAS ESPÍRITAS FILIADAS À USE Intermunicipal de Araraquara

Os objetivos desses encontros, de Presidentes e Vice-presidentes das Casas Espíritas filiadas são:

-Reforçar conceitos atinentes ao Movimento Espírita;

-Incentivar maior participação dos dirigentes das Casas Espíritas no Movimento de Unificação;

-Estreitar relações para fortalecer a união entre os dirigentes das Casas;

-Trocar experiências e fraternizar;

-Resolver problemas, em conjunto, que dizem respeito ao Movimento de Unificação;

-Analisar como anda o Movimento Espírita e encontrar solução para minimizar as dificuldades;

-Conscientizar os participantes sobre a importância da Unificação das Casas Espíritas e do Movimento Espírita como um todo, evitando desvios dos princípios verdadeiramente espíritas no Centro Espírita.

Foi realizado no dia 02 de setembro de 2.018, no Centro Espírita Ismael, em nossa cidade, o 2º Encontro de Presidentes e Vice-Presidentes das Casas Espíritas filiadas à USE Intermunicipal de Araraquara. Compareceram 24 pessoas participantes,representando as Casas adesas: Casa Espirita Andre Luis (Motuca); C.E.A Caminho da Luz; Centro Espirita Dr Bezerra de Menezes, de Rincão ;C.E. Euripedes Barsanulfo; C.E.Francisco de Assis; C.E. Ismael;C.E de Jesus para as Criancas, de Gavião Peixoto; C.E.Portal da Luz; Gr.Assist.E. Jeronimo Mendonça;S.A.E.E.Allan Kardec (Ranchinho); S.B.Escola do Mestre Jesus; S.B.Obreiros do Bem;S.E.kardecista O Consolador e União Espirita Pascoal Grossi.

Como sequência do 1º Encontro realizado em março deste ano, foi apresentado para análise e discussão em grupo o tema "Projeto 1868" que consta do livro Obras Póstumas, editado em 1890, composto pelos amigos de Allan Kardec, que reúnem seus derradeiros escritos e anotações íntimas.

Verifica-se nesses escritos a preocupação de Kardec quanto ao futuro do Espiritismo, sua organização e complementação no qual desenvolve as ideias básicas, já com vistas ao futuro.

Oportuno, portanto, após 128 anos de publicação desse trabalho de Kardec discutirmos sobre o andamento e o que temos feito como herdeiros dessa Doutrina libertadora, face a suas expectativas.

Assim, após a apresentação do trabalho, foram os participantes divididos em grupos para analisarem os subtemas apresentados nesse Projeto sendo: Estabelecimento Central, Ensino Espírita, Publicidade e Viagens.

Ao final, cada grupo apresentou os resultados de suas análises, concluindo com a apresentação de sugestões para que Casas Espíritas e a USE Araraquara possam trabalhar unidas no sentido de responder à preocupação de Kardec  - "Estamos seguindo suas orientações para evitar a falta de unidade que iria retardar a propagação da Doutrina Espírita?"

Foi, portanto, o início de um trabalho que deverá ser permanente na busca da união e unificação dos espíritas.

Vejam abaixo as fotos do evento:

 

 BRAZ

 

ARLETT

 

NILZA

 

PARTICIPANTES 1

 

PARTICIPANES 22

 

GRUPO 1

 

GRUPO 2

 

GRUPO 3

 

GRUPO 4

 

GRUPO 5