USE Estadual

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

 

"Solidários, seremos união.

Separados uns dos outros seremos pontos de vistas.

Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.

Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que já nos encontramos honrados pela Divina Providência"

Bezerra de Menezes

 

A USE é uma entidade coordenadora e representativa do Movimento Espírita Estadual.

A USE foi fundada em 5 de junho de 1947, no Primeiro Congresso Espírita Estadual. Nesta época, quatro entidades se destacavam na Capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo.

Essas quatro sociedades lançam o manifesto "PROCLAMAÇÃO AOS ESPÍRITAS", conclamando à união. Num exemplo de renúncia e de sinceridade trabalham decisivamente na criação de uma entidade permanente e oficial da unificação: União Social Espírita, que mais tarde será conhecida como União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, para cumprir o objetivo proposto.

A USE não é um Centro Espírita, mas é a soma dos Centros Espíritas do Estado de São Paulo.

A USE é o resultado da união dos Centros Espíritas. A Sociedade Espírita é a base da USE, é ela que delibera sobre o destino do Movimento Espírita.

A USE tem por finalidade Unir as Sociedades Espíritas; difundir o Espiritismo no seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso; realizar trabalhos que por sua natureza não possam ser realizados isoladamente pelas Sociedades Espíritas.

Para atender as finalidades para que foi criada, ela propicia a troca de informações sobre experiências realizadas pelas Casas Espíritas, incentiva, orienta e organiza a realização de cursos para o ensino metódico da Doutrina Espírita, bem como incentiva e orienta a realização de obras e serviços assistenciais.

Promove a união de diretores, de evangelizadores, comunicadores, jovens, educadores, artistas, assistentes sociais, coordenadores de feiras do livro espírita e de muitos outros grupos com o objetivo de divulgação da doutrina, aprofundamento do estudo do Espiritismo e confraternização.

1.300 Sociedades Espíritas formam a USE. São entidades que se dão as mãos para o fortalecimento do movimento. Discutem sobre a preservação da pureza doutrinária, confraternizam a família espírita. Realizam encontros, cursos de preparação de expositores da doutrina, seminários e congressos cujos resultados se refletem na própria Casa Espírita que amplia grandemente seus horizontes de informações,melhorando sua capacidade de atendimento ao público. Esta é a grande vantagem da participação.

Organização da USE no Estado de São Paulo: USEs Regionais, Intermunicipais, Municipais e Distritais a Serviço da Unificação

A Use possui órgãos que viabilizam a unificação nas regiões do Estado de São Paulo. Na Capital,os Centros Espíritas se reúnem em torno das USEs Distritais com nome de um bairro proeminente. São vinte ao todo. No interior, temos as USEs Intermunicipais que reúnem Centros Espíritas de cidades circunvizinhas e as USEs Municipais que reúnem Centros Espíritas de uma mesma cidade.

Descentralizando as atividades, o Estado se divide em mais vinte USEs Regionais que coordenam as atividades de todas as USEs Distritais, Municipais e Intermunicipais.

A USE não impõe nem interfere nas atividades da casa espírita, porque todos os diretores de todas as uses são também diretores de centros espíritas. A USE sugere, orienta e divulga experiências.

Todo programa, colaboração e apoio é colocado à disposição dos Centros Espíritas como sugestão e subsídio ao trabalho desenvolvido. A Casa Espírita poderá adotá-lo ou não, bem como adaptá-lo às suas necessidades. A Sociedade Unida mantém a sua autonomia administrativa.