Mediunidade, Loucura e Obsessão - Nilza V. Mello - 10/2023

 NILZA-10-2023

  

CONCEITOS ESPÍRITAS: ESCLARECENDO E DESMISTIFICANDO

 

MEDIUNIDADE, LOUCURA E OBSESSÃO

Nilza V. Mello

Mediunidade é a faculdade inerente ao ser humano, que permite o intercâmbio entre os encarnados e os desencarnados.

Loucura é o distúrbio mental que impede alguém de viver em sociedade, definido pela incapacidade de agir, sentir ou pensar. É doença da alma. Uma pessoa que tem predisposição à loucura, num dado momento, os desequilíbrios mentais de toda a ordem (esquizofrenia, psicose, recalques, traumatismos) a fazem irromper. Entretanto, é necessário enfatizar que essas distonias já se encontram em gérmen na constituição fisiológica ou patológica do indivíduo.

A obsessão é a ação persistente ou domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre outras pessoas. É praticada pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar. Apresentam caracteres muitos diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo das faculdades mentais.

A obsessão não se origina de nenhuma lesão cerebral, mas da subjugação que Espíritos malfazejos exercem sobre certos indivíduos e têm, por vezes, as aparências da loucura propriamente dita.

Os casos de obsessão são tão frequentes que não é exagero dizer que nos hospícios de alienados, mais da metade deles têm a aparência de loucura. Nesse caso, a medicação ordinária não é eficaz. O único meio de triunfar sobre ela é agir não sobre a doença, mas sobre o Espírito obsessor.

O objetivo deste texto é mostrar, da forma mais clara possível, que há diferenças evidentes entre mediunidade, loucura e obsessão.

A mediunidade não provoca loucura. Não é doença, quando a loucura se alastra, é que o próprio Espírito encarnado possui os requisitos que lhe facultam a manifestação.

As causas da loucura estão nas ações más que geram desequilíbrio na alma, que se transferem, também, para o corpo e que, sem dúvida, todas estão englobadas nas Leis de Causa e Efeito.

Na questão 211, número 05, de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, o mestre lionês pergunta aos Espíritos se a mediunidade poderia produzir loucura.

Os Espíritos dizem que “não produziria, mais do que qualquer outra coisa, se a fraqueza do cérebro não oferecesse predisposição para isso.”

Há pessoas que atribuem ao Espiritismo a causa da maioria dos casos de loucura, mas Kardec, já tinha advertido, desde a publicação de “O Livro dos Espíritos”, em 1857, que a causa real da loucura não está nas ideias ou nas crenças das pessoas, mas na sua condição mental ou cerebral.

Hoje, felizmente, nos meios científicos, chegou-se à compreensão da verdade ensinada por Kardec: o Espiritismo bem compreendido é um preservativo contra a loucura.

 

Bibliografia:

“O Livro dos Médiuns” – Allan Kardec