O Mestre dos Mestres - Arlett R.Celli Matheus - 10/2023

  JESUS---ARLETT-10-2023

 

                            

O     MESTRE    DOS     MESTRES

 

  Arlett R. Celli Matheus

 

Outubro é um mês em que se homenageia Kardec, a Criança, o Professor, a Educação.

Jesus é o maior dos Mestres, é nosso modelo e guia.

Trouxe a grande missão, com uma didática especial, de despertar a humanidade para o Reino de Deus. Valeu-se de todas as oportunidades para sensibilizar os corações cristalizados no egoísmo e no orgulho.

Em O Sermão da Montanha, mostra as recompensas que as virtudes conquistadas podem propiciar, fala das bem aventuranças que se pode alcançar quando se tem puro o coração, quando se é brando e pacífico, quando se usa de misericórdia para com o próximo.

“A Cada Um Segundo Suas Obras”, afirma Ele, mostrando que a justiça divina não se assenta em prêmios e castigos.

Alertou para vida futura e para a transitoriedade da vida terrena.

Dedicou-se a despertar a consciência do homem para sua condição de ser espiritual em passagem pela terra, herdeiro dos próprios atos.

Indicou os melhores caminhos a seguir, enfatizou o amor, o espírito fraterno,  recomendando que se fizesse ao outro o que se desejasse  para si próprio.

Colaboradores do Cristo, através dos tempos, tem se dedicado a reforçar a mensagem divina para esclarecer, despertar o raciocínio, ensinar e educar-nos para o Bem e para o Amor. Entre eles Allan Kardec, o Codificador, cujas obras nos apresentam o cristianismo redivivo

O ser humano, no entanto, devido ao nível evolutivo em que estagia, não assimilou ainda as lições do Cristo e de seus mensageiros.

Dominado pelos interesses da matéria e preocupado com a vida após a morte, intitula-se cristão, filia-se a uma religião, mais por dever, por tradição, uma forma de ganhar o céu, sem penetrar na verdadeira essência dos ensinamentos do Mestre. Pensa nas recompensas que  pode alcançar cumprindo as “obrigações”, envolvido ainda no dar para receber, sem ter desenvolvido o verdadeiro amor, que é espontâneo e desinteressado.

É natural o anseio humano de ser feliz, enquanto jornadeia por aqui e depois quando partir pelas portas da morte.

Na ânsia de ser feliz, porém, muitas vezes não escolhe os melhores caminhos, vale-se dos oportunismos sem  preocupação com os estragos que possa causar ao irmão ou irmãos de caminhada e  acaba afastando-se da felicidade que procura, comprometendo o próprio futuro como espirito.

Na Doutrina Espírita, o esclarecimento, a essência  da mensagem de Jesus é realçado. O compromisso da reforma íntima, o hábito de  analisar pensamentos e atos, avaliar  o que é preciso corrigir e  melhorar é intensamente estimulado. Convite ao auto aprimoramento,  tarefa individual e permanente.

Assim como Jesus, a Doutrina Espírita centra-se no processo da educação a que espíritos encarnados ou desencarnados,  estão sujeitos.

Na Terra, os Professores, são os  grandes colaboradores de Jesus. Em suas diferentes especialidades, com seu saber e suas técnicas estimulam o desenvolvimento da inteligência,  esforçam-se  por fortalecer  valores morais, aperfeiçoar  o caráter. Encaminham gerações.

Trabalham para que o educando se torne consciente do mundo em que vive, para que desperte o senso crítico, analise o que lhe sucede, saiba endereçar suas escolhas produtivamente, no interesse próprio e da coletividade.

Essa atitude do profissional realmente envolvido com a tarefa educativa é um dos fatores do progresso pessoal e da coletividade.

A Educação no Lar, na Escola, nas hostes religiosas, nos princípios de Leis éticas e nobres, tem a proposta intrínseca de oferecer ao mundo cidadãos dignos, profissionais competentes e íntegros, pessoas mais conscientes e felizes.

Mostra a estatística que a quase a totalidade dos jovens transgressores são analfabetos totais ou funcionais. Oriundos de lares desestruturados, crescem sem limites, sem princípios, abandonados aos próprios instintos.

Hoje nossas escolas estão muito voltadas para resultados de aprovação, preparo para as Universidades e estas para o Mercado de Trabalho, em detrimento muitas vezes de maior zelo com princípios de dignidade.

O Professor, como os pais, educadores naturais, precisam ver a criança, o jovem, como um ser dual, que exige preparo para vencer no mundo material e necessita, igualmente, de ser trabalhado em valores e virtudes como espírito imortal que é. Precisa ser visto como ser integral e trabalhado holisticamente, para ser peça importante na construção de um Mundo Novo e na conquista da própria felicidade.

O Professor tem uma grande Missão, atrelada a uma Profissão. ELE É COAUTOR COM JESUS NO DESABROCHAR DO HOMEM NOVO.