Ano Novo - Arlett R.C. Matheus - 01/2024

 arlete-01-2024

 

 

 

 A vida é cíclica. Tudo se renova. Os dias começam e se encerram diante de novo alvorecer. O ano termina em termos de calendário e novo período de 365 dias se inicia. A cada nova edição se tem a sensação de recomeço.

Estamos num desses reinícios e a sensação é de que tudo será novo, que se pode conseguir agora o que não foi até então possível. Por isso, os votos mútuos de felicidade, prosperidade, paz, saúde, alegria, sucesso, são comuns.

Admitamos que não é necessário esperar o passar de um ano para usufruir,  investir   nas melhorias almejadas.Trata-se de um simbolismo de passagem.

Na realidade, a cada dia, estamos recomeçando.

Todo momento é válido para se investir no que se quer alcançar, seja no campo material, profissional ou espiritual. É assim que progredimos e promovemos o progresso. O importante é não supervalorizar o material, lembrando que “O QUE TEMOS, DEIXAMOS E O QUE SOMOS, LEVAMOS”

ANSEIA-SE PELA PAZ? É hora de construir a paz, promover o entendimento, a compreensão, a tolerância, a paciência, o espírito fraterno. É hora de vigiar os impulsos, filtrar a palavra que a boca libera. Estar atento para não colaborar nem participar da irritação do outro. É hora de promover o Bem!

ANSEIA-SE PELO AFETO? É hora de abrir-se ao outro, extrapolar do íntimo essa ansiedade afetiva que, fechada no coração, sufoca. Direcionada a alguém, transforma-se em corrente de dupla mão. Quando se quer ser amado é preciso amar.

Aconselha José Herculano Pires: VIVER É PERMUTAR. EXAMINE O QUE VOCÊ TROCA COM OS OUTROS”.

ANSEIA-SE POR UM VIVER MAIS ALEGRE? É hora de cultivar a alegria, o otimismo, o entusiasmo no desenrolar das tarefas. É hora de ser agradável, gentil com as pessoas; cultivar pensamentos saudáveis, alegres, afastar o desânimo, o pessimismo. Lembrar que assim como os bons momentos, o momento difícil também passa. Alegria é amor que vibra e contagia.

ANSEIA-SE POR UM MUNDO MAIS JUSTO?

É hora de lembrar que a justiça precisa nascer em nós, no respeito aos direitos e deveres próprios e alheios. Que o elemento básico da justiça é o direito à liberdade, à felicidade, à solidariedade, direito comum a todos.

Caridade material e espiritual, são instrumentos de justiça, oportunidades para minorar e corrigir diferenças.

ANSEIA-SE PELO SUCESSO?

É hora de colocar dedicação, empenho, criatividade, vontade de fazer o melhor em todas as propostas em que se esteja envolvido.

ANSEIA-SE PELA FELICIDADE?

É hora de compreendê-la não como um ponto final e sim como um processo no qual se investe, valorizando as coisas simples como o corpo físico, benção que permite a expressão do espírito; a família, os amigos; as oportunidades que se tem de trabalhar, criar, produzir e vencer desafios.

Felicidade é um trabalho interior, uma postura pessoal.

É hora de ver nas dificuldades oportunidades de aprendizado, de crescimento, de superação. Discernir entre aquelas que podem reverter-se pelo esforço, pela busca de recursos e aquelas que serão companheiras por longos períodos, quiçá por uma vida inteira, sem perda da esperança e da fé em Deus.

O Iluminado Espírito, Joanna De Ângelis, refere-se à Felicidade como “um estado emocional, no qual as questões externas, mesmo quando negativas, não conseguem modificar o sentimento de harmonia. Da mesma forma, acontecimentos e circunstâncias perturbadoras são incapazes de alterar-lhe a magnitude, porque podem ser administradas e conduzidas a resultados edificantes”...”a felicidade...não é a falta de sofrimento...pode-se ser feliz, embora com algum sofrimento, o  que não descaracteriza o bem estar e a alegria de viver, propiciadores de estado pleno”

Sabemos não ser fácil manter o equilíbrio, evitar os descontroles emocionais nas dificuldades, mas é preciso esforço para cultivar o otimismo, procurando manter a fé na justiça divina. .

Na realidade, é hora de investir na mudança sendo a própria mudança.

Há muito a ser trabalhado e o mais importante é que, todo dia é dia de recomeço, de mudar posturas e viver melhor.

“O Homem, na Essência é o Legislador da Própria Existência e o Dispensador Da Paz ou da Desesperação, da Alegria ou da  Dor Em Si Mesmo”

Feliz  2024  aos amigos leitores De O Mensageiro .